sexta-feira, 16 de abril de 2010

Objectivos da Educação de Adultos segundo Malcolm Knowles



Malcolm Knowles viveu entre 1913 e 1997, e é considerado uma figura central na Educação e Formação de Adultos. O autor teve um papel decisivo da delimitação do campo da Educação de Adultos, ao popularizar o termo Andragogia, enquanto arte de ensinar os adultos por contraponto à pedagogia, mais direccionada para as crianças e jovens.

Para Knowles o educador de adultos, deve assumir o papel de facilitador da aprendizagem, colocando o aprendente, no centro dos processos educativos.
A educação de adultos deve produzir, segundo Knowles, alguns resultados nomeadamente:

- Os adultos devem adquirir uma compreensão consolidada de si mesmos. Devem ser capazes de se olhar a si mesmos de uma forma objectiva e amadurecida. Devem aceitar-se e respeitar-se, por aquilo que são, e sabendo que podem melhorar.

- Os adultos devem desenvolver uma atitude de aceitação, amor e respeito pelos outros.

- Os adultos devem desenvolver uma atitude dinâmica para com a vida. Devem aceitar a realidade da mudança e reconhecerem-se como seres que vivem em permanente mudança.

-Os adultos devem aprender a reagir às causas dos comportamentos e não aos seus sintomas. As soluções para os problemas encontram-se nas suas causas e não nos seus sintomas.

-Os adultos devem adquirir as competências necessárias para realizarem as potencialidades inscritas na sua personalidade. Todas as pessoas têm capacidades que, se forem realizadas, contribuirão para o seu próprio bem-estar e para o bem-estar da sociedade. Deve ser uma finalidade da educação levar cada pessoa a adquirir as competências de que precisa para garantir o pleno uso de todas as suas capacidades.

-Os adultos devem compreender os valores essenciais no capital da experiência humana.

- Os adultos devem compreender a sua sociedade e tornarem-se competentes para orientar mudanças sociais, sendo cidadãos activos e interventivos.

O desafio lançado por Malcolm Knowles, continua nos dias de hoje bem presente!

1 comentário:

Anónimo disse...

É precisamos acordar para esse aspecto importante nesse enfoque, que já não é tão novo mas ainda não tem sido observado. AS diferenças entre adultos e crianças são óbvias, aqueles estão na busca do conhecimento e sua aplicação imediata a criança estão em um processo de acumulação do saber que somada a outras experiencias levará a aplicação prática.