sábado, 15 de maio de 2010

Competência

Nas sociedades actuais, a mudança é uma ideia central e a adaptação uma necessidade. O mercado de trabalho, caracterizado pela instabilidade e pressão, exige dos profissionais novas capacidades e competências. Os mercados exigem maior produtividade, as inovações tecnológicas exigem aprendizagem e flexibilidade.

Neste contexto, a Aprendizagem ao Longo da Vida, surge como um caminho possível, para uma mais fácil adaptação a um mundo profissional complexo e sempre em mudança. As competências surgem como um conceito-chave.

Sobre esta noção de competência, muito se diz ou se pode dizer porque este conceito está presente no nosso dia-a-dia. No entanto, convém de alguma forma clarificar esta noção. Assim, quando nos referimos à competência e qualquer que seja a sua definição existem três aspectos que, segundo Alcoforado (2001), devem ser tidos em consideração: a competência refere-se exclusivamente à pessoa; é indissociável da acção e implica um assumir de responsabilidades e um reconhecimento social.

O Balanço de Competências permite a quem nele se envolva de uma forma voluntária, entrar numa viagem de auto-conhecimento, podendo ser a base para estabelecer um projecto pessoal ou profissional concretizável, isto é, tendo em conta o contexto e criando as condições para o levar a cabo.

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