quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Aprender Compensa!

 Centro Novas Oportunidades Dr. Joaquim de Carvalho: a sua Vida Vale um Diploma!

Se tem mais de 18 anos e ainda não completou o 12º ano, dirija-se ao Centro Novas Oportunidades Dr. Joaquim de Carvalho e estabeleça uma meta para a sua qualificação. Neste Centro Novas Oportunidades, após a sua inscrição, irá definir, em trabalho conjunto com a técnica de diagnóstico e encaminhamento, o percurso de qualificação mais adequado ao seu caso específico. Porque cada pessoa tem uma história, objectivos e expectativas diversas e percursos de vida diferenciados, este trabalho de diagnóstico é fundamental na tomada da decisão mais adequada. Após o diagnóstico, irá ser concretizada o encaminhamento. Seja para ofertas internas ou externas, a escolha é ampla e por isso, deixamos aqui, um sumário de algumas das oportunidades disponíveis.
Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Valoriza o que aprendeu, em diferentes contextos (formais, não formais e informais), ao longo da vida, e reconhece as competências que foi adquirindo, atribuindo-lhe uma certificação escolar e/ou profissional. O processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) decorre nos Centros Novas Oportunidades e não obedece ao calendário escolar, pelo que poderá iniciá-lo em qualquer momento. 
Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA)
Conciliam uma formação de base (escolar) com uma componente tecnológica (profissional) que integra um estágio, o que confere uma dupla certificação (escolar e profissional). Nalgumas situações, o percurso frequentado pode conduzir a uma certificação apenas escolar ou profissional. Estes cursos são indicados para quem necessita de completar o 9º ou o 12º ano de escolaridade e não dispõe de uma experiência profissional relevante. Podem ainda ser indicados para quem pretende uma reconversão profissional.
Formações Modulares Certificadas
Permitem-lhe concluir ou efectuar um percurso formativo integrado no Catálogo Nacional de Qualificações, de uma forma gradual e flexível, com a possibilidade de o interromper e retomar mais tarde, de acordo com a sua disponibilidade. Estas formações podem variar entre 25 e 600 horas, contribuindo para a obtenção de uma qualificação ou para completar processos de RVCC.
Vias de Conclusão do Nível Secundário de Educação 
Possibilitam a conclusão do nível secundário de educação, caso tenha até seis disciplinas em falta de um plano de estudos já extinto. Poderá optar entre a realização de exames às disciplinas em falta, ou outras que as substituam, e a frequência de módulos de formação no âmbito dos referenciais integrados no Catálogo Nacional de Qualificações. Por cada disciplina em falta, terá de realizar um exame ou 50 horas de formação.

Sem comentários: