quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Reconhecimento de Adquiridos


 Os Centros Novas Oportunidades (CNO), inseridos na iniciativa “Novas Oportunidades” pretendem ser a porta de entrada dos adultos que visam melhorar as suas qualificações. Os CNO, entre outras actividades, desenvolvem processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), processo que consiste na avaliação de competências através da experiência de vida.
A aprendizagem já não é vista como exclusivo da escola e valorizam-se as aprendizagens desenvolvidas em contexto informal e não formal, considerando-se que estas têm valor como as desenvolvidas em contexto formal. Isto é, há processos de aprendizagem que ocorrem fora da vida escolar. Esses processos decorrem das experiências e das ações.
Nos CNO “essas aprendizagens experienciais dão então lugar a adquiridos que devem ser formalizados e reconhecidos socialmente como forma de assegurar uma maior justiça social e um melhor aproveitamento dos recursos humanos” (Cavaco, 2007, p.135).
Partir das experiências de vida dos adultos e a partir daí identificar competências e atribuir-lhe um valor, não se trata seguramente de uma tarefa fácil e sobretudo não deve ser feita de ânimo leve.
A esta dificuldade não é indiferente o facto das experiências de vida do adulto e das competências que daí decorrem terem de ser confrontadas com o referencial de competências-chave, que funciona como um quadro orientador e que “reflete a forma académica e científica da organização do conhecimento, seguindo uma lógica disciplinar, o que origina dificuldades acrescidas no trabalho das equipas” (Cavaco, 2007, p.136).
Para o processo de RVCC foi proposta, pela Agência Nacional para a Qualificação, uma “pedagogia orientada para a autonomia dos adultos” (Gomes et al., 2006, p.28), partindo-se do pressuposto que é essencial que o adulto reflicta sobre si e o seu percurso de vida de forma a conhecer-se melhor e a formar uma imagem de si.
Os adultos são aqui encarados como portadores de uma experiência de vida, naturalmente única e que é percecionada como ponto de partida do trabalho desenvolvido.
Gomes et al (2006, p.28) propõe uma metodologia proposta é baseada em três pilares:


- Abordagem (Auto)biográfica


- Balanço de Competências


-Portefólio Reflexivo de Aprendizagens

Sem comentários: