"A iniciativa Novas
Oportunidades merece uma atenção especial neste estudo. O modelo de
avaliação "centrado no aluno" e "assente no apoio individualizado" é um
dos "pontos fortes do programa", reconhecem os responsáveis pelo estudo
da OCDE.
Fazendo parte da oferta educativa para adultos
que deixaram a escola, o programa assenta num conjunto "de estratégias
para a avaliação focada em motivar os alunos, dando uma resposta de
elevada qualidade, incluindo a participação ativa dos alunos no processo
de avaliação", elogia a OCDE no relatório sobre políticas de avaliação
no ensino em Portugal.
"Uma característica fundamental desta
abordagem é a sua localização perto do processo de aprendizagem e do
aluno. Assim, a avaliação tende a ocorrer imediatamente após a
realização de um módulo ou fração de curso em vez de na extremidade de
um ano ou ciclo", lê-se no estudo.
Os investigadores destacam a
utilização de uma avaliação que vai além dos habituais testes escritos,
permite centrá-la no desempenho do aluno, colocando-o, deste modo, no
centro da aprendizagem e do processo avaliativo.
"A necessidade
de utilizar a avaliação para motivar os alunos a aprender, ao invés de
simplesmente se proceder com a avaliação ou com o teste é reconhecida
como fundamental por aqueles que trabalham neste setor", diz o estudo.
Dentro
de uma cultura escolar de massas, o desafio ganho pelas Novas
Oportunidades parece ter sido o de contrariar a tendência geral do
sistema educativo para a falta de apoio mais personalizado aos alunos.
"Enquanto
as oportunidades permanecerem por explorar na íntegra, e amplamente
reconhecidos os desafios do diálogo de apoio dentro de uma cultura
individualizada de escolaridade, o programa Novas Oportunidades faz
deles os seus pontos fortes e tem muito a oferecer ao sistema de
avaliação de todos os alunos nas escolas", concluem os investigadores."
texto retirado daqui
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