sábado, 14 de abril de 2012

"Avaliação centrada no aluno é "ponto forte" das Novas Oportunidades "

 "A iniciativa Novas Oportunidades merece uma atenção especial neste estudo. O modelo de avaliação "centrado no aluno" e "assente no apoio individualizado" é um dos "pontos fortes do programa", reconhecem os responsáveis pelo estudo da OCDE.

Fazendo parte da oferta educativa para adultos que deixaram a escola, o programa assenta num conjunto "de estratégias para a avaliação focada em motivar os alunos, dando uma resposta de elevada qualidade, incluindo a participação ativa dos alunos no processo de avaliação", elogia a OCDE no relatório sobre políticas de avaliação no ensino em Portugal.

"Uma característica fundamental desta abordagem é a sua localização perto do processo de aprendizagem e do aluno. Assim, a avaliação tende a ocorrer imediatamente após a realização de um módulo ou fração de curso em vez de na extremidade de um ano ou ciclo", lê-se no estudo.

Os investigadores destacam a utilização de uma avaliação que vai além dos habituais testes escritos, permite centrá-la no desempenho do aluno, colocando-o, deste modo, no centro da aprendizagem e do processo avaliativo.

"A necessidade de utilizar a avaliação para motivar os alunos a aprender, ao invés de simplesmente se proceder com a avaliação ou com o teste é reconhecida como fundamental por aqueles que trabalham neste setor", diz o estudo.

Dentro de uma cultura escolar de massas, o desafio ganho pelas Novas Oportunidades parece ter sido o de contrariar a tendência geral do sistema educativo para a falta de apoio mais personalizado aos alunos.

"Enquanto as oportunidades permanecerem por explorar na íntegra, e amplamente reconhecidos os desafios do diálogo de apoio dentro de uma cultura individualizada de escolaridade, o programa Novas Oportunidades faz deles os seus pontos fortes e tem muito a oferecer ao sistema de avaliação de todos os alunos nas escolas", concluem os investigadores."


texto retirado daqui

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