quinta-feira, 28 de junho de 2012

“O Projeto Educativo Local da Figueira da Foz”


Continuamos a apresentar os resumos das comunicações apresentadas no Atelier “Projeto Educativo Local”.

 Referimo-nos, agora, à comunicação da Universidade de Coimbra - A.M. Rochette Cordeiro, Luís Alcoforado e António Gomes Ferreira – como o tema “O Projeto Educativo Local da Figueira da Foz”. 

Os investigadores começaram por referir a importância das cidades educadoras. O movimento da Escola Nova (só se aprende fazendo) e a ideia de que a aprendizagem decorre em todos os espaços e tempos de vida (Edgar Faure), vieram mostrar a fragilidade do modelo escolar. Paralelamente, as investigações, em áreas como a Sociologia da Educação, mostravam que a frequência da escola não garantia o progresso escolar ou individual. Nas décadas de 60 e 70, do século XX, lançava-se a ideia de repensar das políticas educativas.

E, a este nível, os municípios podem assumir um papel muito relevante, com a missão de “associar a educação e o desenvolvimento integrado, em projetos articulados (…). Assim, a organização da educação, vai muito para além dos 18 anos! E, passa, também, pela necessidade de valorizar e reconhecer as competências adquiridas ao longo da vida.
Os investigadores tiveram, ainda, a oportunidade de apresentar o projeto educativo para o concelho da Figueira da Foz. 

A última intervenção do dia, com a temática Figueira da Foz como município educador ficou a cargo do Dr. Carlos Monteiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, tendo sido destacados os objetivos essenciais para o setor da Educação.

Para nós, que tivemos a oportunidade de assistir ao Atelier, foi um dia muito proveitoso e que superou largamente as nossas expetativas.

Parabéns aos organizadores!

Sem comentários: