sexta-feira, 22 de junho de 2012

Periódico dedicado à “Aprendizagem ao Longo da Vida

"O periódico “LLL Mag” já está disponível online e o tema abordado no dossier deste primeiro número é a “validação das aprendizagens não-formais e informais”. O “LLL Mag” terá uma periodicidade semestral e incluirá dossiers da maior actualidade para os sectores da educação de adultos e da educação permanente. Neste número, apresentam-se dados chave e sínteses sobre o processo de validação das aprendizagens em alguns países, assim como entrevistas com especialistas e com adultos participantes. O “LLL Mag” é da responsabilidade da EUCIS-LLL (Plataforma da Sociedade Civil Europeia para a Educação-Formação ao Longo da Vida).

Esta publicação só está disponível em inglês e o artigo que abre o tema do dossier deste número intitula-se “Qual é a situação atual na Europa?” que se inicia assim:
 
Qual é a situação atual na Europa?
A validação da aprendizagem não formal e informal – VNFIL – (Validation of non-formal and informal learning) é um tema na moda que atrai os responsáveis de diferentes setores da educação e formação. Ao nível da UE, foram tomadas várias iniciativas visando impulsionar o processo de validação e a criação de percursos de ligação entre as aprendizagens não-formal, informal e formal. Na Europa foram estabelecidos princípios e diretrizes comuns, foram promovidos a co-aprendizagem e o intercâmbio de boas práticas através de um inventário atualizado regularmente de políticas e práticas na Europa e da prestação de apoio financeiro a projetos da UE de aprendizagem ao longo da vida e programas da juventude. A estratégia Europa 2020 apela expressamente à 'promoção do reconhecimento da aprendizagem não formal e informal' sob a sua iniciativa emblemática da ‘Juventude em Movimento’. Neste sentido, no início de 2012, a Comissão Europeia deveria lançar uma comunicação sobre este tema.

A VNFIL é reconhecida a nível europeu como uma ferramenta importante no contexto atual de crise económica, bem como na prossecução de objetivos económicos e sociais. No entanto, na Europa a VNFIL é organizada de formas diversas entre os estados membros existindo, consequentemente, enormes diferenças no seu desenvolvimento e implementação entre os países europeus. Em geral, podemos distinguir três grupos de países:
- Os que instalaram sistemas de nacionais que fazem da validação uma parte integrante das suas políticas de educação e formação e emprego (ou seja, França, Portugal); nestes casos ela é vista como outro percurso nacional aprovado para o reconhecimento dos resultados da aprendizagem e, possivelmente, para a certificação.
- Os que introduziram parcialmente a validação, organizando enquadramentos legais e institucionais para o desenvolvimento futuro em subsectores da educação e formação ou no sector do emprego;
- E um terceiro grupo de países onde a validação se mantém num nível inferior da agenda política e em que falta uma estratégia global existindo poucas iniciativas concretas.

Esta classificação foi alargada no inventário CEDEFOP 2010 para quatro categorias de classificação indicativa dos países (CEDEFOP)
Alta: Finlândia, França, Holanda, Noruega, Portugal
Médio-Alta: Dinamarca, Alemanha, Roménia, Espanha, Suécia, Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte, Escócia)
Médio-Baixa: Áustria, Bélgica (Flandres e Valónia), República Checa, Estónia, Islândia, Itália, Irlanda, Liechtenstein, Lituânia, Eslováquia, Eslovénia
Baixa: Bulgária, Croácia, Chipre, Grécia, Hungria, Letónia, Malta, Polónia, Turquia
Fonte: 2010 atualização do Inventário Europeu de Validação da Aprendizagem Não Formal e Informal - Relatório Final «O foco desta classificação é nos níveis de desempenho relativos e não nos absolutos.»

Da leitura deste artigo há que realçar a situação de Portugal que em 2010 se encontrava no ranking superior dos 31 países analisados pelo CEDEFOP, juntamente com a Finlândia, França, Holanda e Noruega. Nesta publicação, destacam-se 4 exemplos: Irlanda, França, Lituânia e Portugal. Temos pois aqui uma experiência que é apreciada e valorizada por toda a Europa, tendo até inspirado algumas medidas mais recentes em vários países.

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