"O periódico “LLL Mag” já está disponível online e o tema abordado no
dossier deste primeiro número é a “validação das aprendizagens
não-formais e informais”. O “LLL Mag” terá uma periodicidade semestral e
incluirá dossiers da maior actualidade para os sectores da educação de
adultos e da educação permanente.
Neste número, apresentam-se dados chave e sínteses sobre o processo de
validação das aprendizagens em alguns países, assim como entrevistas com
especialistas e com adultos participantes. O “LLL Mag” é da
responsabilidade da EUCIS-LLL (Plataforma da Sociedade Civil Europeia
para a Educação-Formação ao Longo da Vida).
Esta publicação só está disponível em inglês e o artigo que abre o tema
do dossier deste número intitula-se “Qual é a situação atual na Europa?”
que se inicia assim:
Qual é a situação atual na Europa?
A validação da aprendizagem não formal e informal – VNFIL –
(Validation of non-formal and informal learning) é um tema na moda que
atrai os responsáveis de diferentes setores da educação e formação. Ao
nível da UE, foram tomadas várias iniciativas visando impulsionar o
processo de validação e a criação de percursos de ligação entre as
aprendizagens não-formal, informal e formal. Na Europa foram
estabelecidos princípios e diretrizes comuns, foram promovidos a
co-aprendizagem e o intercâmbio de boas práticas através de um
inventário atualizado regularmente de políticas e práticas na Europa e
da prestação de apoio financeiro a projetos da UE de aprendizagem ao
longo da vida e programas da juventude. A estratégia Europa 2020 apela
expressamente à 'promoção do reconhecimento da aprendizagem não formal e
informal' sob a sua iniciativa emblemática da ‘Juventude em Movimento’.
Neste sentido, no início de 2012, a Comissão Europeia deveria lançar
uma comunicação sobre este tema.
A VNFIL é reconhecida a nível europeu como uma ferramenta importante no
contexto atual de crise económica, bem como na prossecução de objetivos
económicos e sociais. No entanto, na Europa a VNFIL é organizada de
formas diversas entre os estados membros existindo, consequentemente,
enormes diferenças no seu desenvolvimento e implementação entre os
países europeus. Em geral, podemos distinguir três grupos de países:
- Os que instalaram sistemas de nacionais que fazem da validação uma
parte integrante das suas políticas de educação e formação e emprego (ou
seja, França, Portugal); nestes casos ela é vista como outro percurso
nacional aprovado para o reconhecimento dos resultados da aprendizagem
e, possivelmente, para a certificação.
- Os que introduziram parcialmente a validação, organizando
enquadramentos legais e institucionais para o desenvolvimento futuro em
subsectores da educação e formação ou no sector do emprego;
- E um terceiro grupo de países onde a validação se mantém num nível
inferior da agenda política e em que falta uma estratégia global
existindo poucas iniciativas concretas.
Esta classificação foi alargada no inventário CEDEFOP 2010 para quatro
categorias de classificação indicativa dos países (CEDEFOP)
Alta: Finlândia, França, Holanda, Noruega, Portugal
Médio-Alta: Dinamarca, Alemanha, Roménia, Espanha, Suécia, Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte, Escócia)
Médio-Baixa: Áustria, Bélgica (Flandres e Valónia), República Checa,
Estónia, Islândia, Itália, Irlanda, Liechtenstein, Lituânia, Eslováquia,
Eslovénia
Baixa: Bulgária, Croácia, Chipre, Grécia, Hungria, Letónia, Malta, Polónia, Turquia
Fonte: 2010 atualização do Inventário
Europeu de Validação da Aprendizagem Não Formal e Informal - Relatório
Final «O foco desta classificação é nos níveis de desempenho relativos e
não nos absolutos.»
Da leitura deste artigo há que realçar a situação de Portugal que em
2010 se encontrava no ranking superior dos 31 países analisados pelo
CEDEFOP, juntamente com a Finlândia, França, Holanda e Noruega. Nesta
publicação, destacam-se 4 exemplos: Irlanda, França, Lituânia e
Portugal. Temos pois aqui uma experiência que é apreciada e valorizada
por toda a Europa, tendo até inspirado algumas medidas mais recentes em
vários países.
texto completo aqui
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