quinta-feira, 28 de março de 2013

Até Amanhã!



O percurso do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho (Figueira da Foz) começou em 2006 e, lamentavelmente, chega hoje ao fim.
Para quem vestiu a camisola, como esta equipa vestiu, não há palavras.
Foram tempos de lutas e de sonhos. Fizemos o melhor que sabíamos e que podíamos. Agora, que nos falta o chão, pensamos no que fizemos e no tanto que ainda teríamos para fazer…
Os últimos tempos foram especialmente conturbados. Primeiro soubemos que os Centros Novas Oportunidades iriam encerrar, mas que, em setembro (2012), haveria substitutos, o que trouxe novo alento! Porém, veio setembro e nada aconteceu, apenas soubemos que tínhamos oxigénio até dezembro e que em janeiro (2013) iriam surgir os centros para qualificação e ensino profissional (CQEP).
Chegou o novo ano, mas não trouxe as novidades esperadas. Continuámos a dizer aos candidatos interessados: “Há que esperar, parece que em abril teremos informações mais concretas”. Contudo, na realidade, até ao momento, nada aconteceu!
Entretanto, cinco técnicas, neste centro, foram despedidas.
No dia em que nos falta o chão, as nossas palavras são, em primeiro lugar, para os nossos formandos, com quem tanto aprendemos e de quem tanto orgulho temos.
Lembramo-nos, também, dos nossos queridos formadores, que foram um grande apoio em tantos momentos. Não podemos deixar de referir, também, os avaliadores externos que colaboraram connosco e que de tudo fizeram para imprimir o rigor que caraterizou o nosso trabalho ao longo dos anos.
O nosso muito obrigada às direções da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, que sempre se manifestaram disponíveis para nos prestar todo o tipo de apoio, criaram as condições necessárias ao exercício da nossa atividade profissional e sempre encararam o CNO como uma mais-valia para a escola.
Por último, temos que deixar um agradecimento especial aos nossos coordenadores, nossa âncora em tantos dias e com quem tanto aprendemos.
É com muita pena que vemos este ciclo concluído e o desmembrar de uma equipa, que foi criando laços, tanto nas adversidades como nos bons momentos.
Como sabemos, quando os laços são fortes, nada os desamarra…

Cecília, Cidália, Joana, Rita e Susana.

Sem comentários: