quarta-feira, 30 de junho de 2010

CERTIFICAÇÃO AOS 80 ANOS


A prova de que nunca é tarde para aumentar as qualificações foi-nos dada na sessão de júri de validação, que decorreu na Junta de Freguesia do Paião, presidida pelo avaliador externo, Dr. José Basto. A sessão teve início com a apresentação de Manuel Marques das Neves que, aos 80 anos de idade, nos deu uma exemplar lição de vida.
Dotado de uma cativante capacidade de expressão (quer oral, quer escrita), seduz-nos com as suas fascinantes experiências de vida, relatadas na primeira pessoa, num tom simultaneamente alegre e nostálgico, que nos remete para dois mundos: o mundo longínquo, do início do século XX e o mundo actual, que saboreia com fervor. Foi com este espírito que o Manuel Neves deu vida e enriqueceu as sessões de balanço de competências, transformando-as num espaço de aprendizagem permanente, ao partilhar com o grupo as suas vivências. Através da sabedoria dos seus 80 anos, levou-nos a viajar, pintando a sociedade de “ontem” e a de “hoje”, incutindo-lhe um cunho pessoal e consciente.
Manifestou sempre um enorme desejo de evoluir, de aprender mais e de se manter actualizado para, assim, acompanhar e fazer face ao desenvolvimento do mundo. A comprovar este aspecto, temos o modo com que se embrenhou no mundo da Informática e como, sem nenhum contacto anterior com computadores, hoje é um utilizador autónomo e com o “bichinho” das novas tecnologias.
Destaca-se também o seu cariz humanitário, ao prestar serviços de voluntariado num lar de idosos próximo da sua residência.
De facto, “nunca é tarde para aprender” e o Manuel das Neves é a prova concreta que torna real esta afirmação.


Joana Inês Rico

Sem comentários: