A Universidade Aberta vai organizar a 1ª Conferência Internacional sobre Aprendizagem ao Longo da Vida nos dias 12 e 13 DE Outubro de 2010 no Centro de Congressos do Tagusparq em Oeiras, onde serão objecto de discussão temas nucleares relacionados com a Aprendizagem ao Longo da Vida.
As missões que cabem hoje à Educação e as suas múltiplas formas fazem com que nela sejam abrangidos todos os processos que levam os indivíduos, desde a infância até ao fim da vida, a um conhecimento dinâmico do mundo, dos outros e de si próprios.
A Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) deixou de ser apenas um segmento da educação e da formação e tornou-se um princípio orientador co-extensivo à vida e alargado às várias dimensões da sociedade. Nesta perspectiva, a abertura do Ensino Superior a públicos diversificados, compostos por indivíduos que procuram uma qualificação ou requalificação para a (re) orientação das suas carreiras profissionais, assim como por grupos economicamente desfavorecidos, coloca à Universidade desafios a que é preciso dar adequada e consistente resposta.
É consensual a ideia de que a educação e a formação ao longo da vida contribuem para manter a competitividade económica e a empregabilidade, constituindo igualmente o melhor meio de combater a exclusão social. O que significa que o ensino e a aprendizagem deverão dar prioridade às pessoas concretas e às respectivas necessidades.
O domínio da ALV exige a permanente aquisição, adaptação e actualização dos conhecimentos, aptidões e competências e apresenta uma inegável relevância social e educativa a que a universidade deve estar atenta. A construção de um novo modelo de ALV, não segmentado, em que a auto aprendizagem tem um peso importante, obriga a um esforço efectivo dos indivíduos e das entidades para a sua consecução, tornando necessário:
• Reforçar as parcerias institucionais;
• Prestar especial atenção ao reconhecimento, validação e certificação das competências adquiridas em contextos diversificados;
• Garantir que o financiamento da formação obedeça a critérios diferentes dos anteriormente praticados;
• Acentuar e disseminar a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação e as modalidades de ensino a distância;
• Assegurar o papel estruturante das competências básicas;
• Encarar os direitos e deveres à aprendizagem de forma mais responsável.
Alcançar os importantes objectivos da ALV exige um trabalho generalizado de sensibilização da sua importância e uma vontade assumida pela sociedade que terá, naturalmente, de atender às vantagens que daí advêm para cada um de nós e para o conjunto dos cidadãos.
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