segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Avaliação Centros Novas Oportunidades

A Agência Nacional para a Qualificação, I.P. (ANQ) em parceria com a Universidade Católica Portuguesa (UCP), realizaram, no dia 22 de Outubro, em Lisboa, um encontro com a comunicação social dedicado à avaliação externa do Eixo «Adultos» da Iniciativa Novas Oportunidades.


Neste encontro, deu-se conta dos trabalhos mais recentes que têm sido desenvolvidos pela equipa de investigadores da Universidade Católica Portuguesa, liderada por Roberto Carneiro, e dos quais, em Julho de 2009, foram apresentados publicamente os primeiros resultados.

Presidiram ao encontro com a comunicação social Luís Capucha, Presidente da Agência Nacional para a Qualificação, e Roberto Carneiro, na qualidade de coordenador da equipa de peritos, nacionais e internacionais.

Estiveram presentes os seguintes peritos internacionais: Karl Steffens, investigador coordenador da Universidade de Colónia; Claudio Dondi, Presidente da Scienter, sediada em Bolonha; Joe Cullen, investigador principal do The Tavistock Institute of Human Relations, de Londres; Marja van den Dungen, investigadora sénior do National Centre for Innovation of Education (CINOP) e professora da University of Groningen, na Holanda; e Walter Kugemann, director do Instituto para a Inovação na Aprendizagem (FIM New Learning), da Alemanha.

Dado o elevado interesse que a Iniciativa Novas Oportunidades está a suscitar internacionalmente, participaram ainda na Sessão e no Seminário Cientifico (que teve lugar também nos dias 22 e 23 no INFARMED) outros peritos internacionalmente reconhecidos.
A avaliação externa do eixo adultos da Iniciativa Novas Oportunidades resulta de um protocolo firmado no dia 14 de Abril de 2008, entre a Agência Nacional para a Qualificação, I.P. (ANQ) e a Universidade Católica Portuguesa (UCP), e incide sobre dois eixos fundamentais das actuais políticas de educação e formação de adultos.

O primeiro eixo está orientado para a produção, tratamento e análise de indicadores de cumprimento dos objectivos estratégicos do Eixo «Adultos» da Iniciativa Novas Oportunidades e do funcionamento dos Centros Novas Oportunidades, no quadro das políticas e dos objectivos desta mesma Iniciativa, da sua real e potencial procura e do seu impacto sobre os percursos sociais e profissionais dos activos que a ela recorrem.

O segundo eixo compreende a monitorização e a auto-avaliação da rede de implementação da Iniciativa e procura fornecer informação sobre o desempenho e grau de maturidade organizacional dos Centros Novas Oportunidades e de todo o sistema de qualificação de adultos.

Os trabalhos da Avaliação Externa do Eixo «Adultos» da Iniciativa Novas Oportunidades realizados no ano de 2010 centraram-se em:

- Inquéritos de Qualidade e Satisfação à procura real nos Centros Novas Oportunidades e nas diversas etapas do processo;

- Estudo de Impactos da Iniciativa;

- Estudo de Motivação para aderir à Iniciativa;

- Estudos de caso de Centros Novas Oportunidades e Inquérito de Balanço de Competências;

- Estudos de percepções de qualidade de serviço e de satisfação:

- Auto-avaliação de Centros Novas Oportunidades/Adequação do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) às necessidades de avaliação.

Fonte: ANQ

Sem comentários: