sábado, 5 de fevereiro de 2011

Terceiras Jornadas de Educação e Formação de Adultos

No âmbito da investigação que conclui recentemente na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, fui convidada pelo Grupo de Estudos e Formação da Universidade de Coimbra, a apresentar o referido estudo, nas Terceiras Jornadas de Educação e Formação de Adultos.
Assim, no primeiro dia das Jornadas fiz parte do painel da Mesa cujo tema foi a Gerontopedagogia, uma vez que o meu estudo focou a importâncida da aprendizagem e da educação na idade adulta avançada.
A investigação que realizei, sob a orientação da Professora Doutora Albertina Oliveira, contou com a colaboração da Universidade Sénior da Figueira da Foz, onde recolhi os dados empíricos e a quem muito agradeço toda a colaboração.
Com base na revisão teórica efectuada, e replicando a metodologia de Baltes e colaboradores, desenvolvemos uma investigação na qual se pretendeu estudar as respostas de sabedoria de utentes reformados, de uma universidade sénior, com o objectivo principal de explorar a relação entre as respostas de sabedoria dos seniores e os factores das suas histórias de vida mais susceptíveis a compreender os níveis de sabedoria manifestados. Estando todos os sujeitos da amostra envolvidos em processos de aprendizagem intencionais, igualmente nos interessou compreender a sua relação com aspectos-chave das histórias de vida, dada a importância que assume na nossa sociedade a educação e a aprendizagem ao longo da vida. Para o efeito, recolhemos os dados através de uma entrevista semi-estruturada e de um dilema de revisão de vida, aplicados a seis participantes.

Todos os sujeitos da amostra apresentaram níveis médios altos de sabedoria, resultados que apontam, por outro lado, para a idade avançada como uma fase de desenvolvimento positivo e reforçam a importância da educação e a aprendizagem acompanharem todo o ciclo de vida.

Por último, uma palavra de agradecimento a todos os colegas e amigos, que me felicitaram pela participação nas Jornadas e me deram os maiores incentivos e igualmente agradeço à Direcção e Coordenação do CNO Dr. Joaquim de Carvalho.

Cidália Gonçalves
Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento

Bibliografia:
Gonçalves, C. D. (2010). Sabedoria e educação. Um estudo com adultos da universidade sénior. Dissertação de Mestrado não publicada. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação.

Sem comentários: