sábado, 5 de março de 2011

"Qualificação e Profissionalização via Ensino Superior: Prioridade aos alunos não tradicionais"

Decorreu no dia 4 de Março, no ISEC - Instituto Superior de Educação e Ciências - um Worhshop sobre o tema"Qualificação e Profissionalização via Ensino Superior: Prioridade aos Alunos não tradicionais", no qual estivemos presentes.

Uma das comunicações mais aguardadas pelos membros das equipas dos Centros Novas Oportunidades presentes, foi a intervenção da Dra Maria do Carmo Gomes, vice-presidente da Agência Nacional para a Qualificação.

Durante duas horas, a Dra Maria do Carmo Gomes referiu-se ao Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), começando por explicar aos presentes, que embora os processos de reconhecimento de competências, sejam uma das faces mais visivel deste sistema, não é a única.

A oradora com o objectivo de explicar a a importância do SNQ e da sua articulação com o ensino superior, começou por desenhar o panorama da educação/formação, anterior à adopção do SNQ:

- Padrão estrutura imutável
-Fraca valorização social da educação
-Décadas de atraso
-Existência de modaliadade desajustadas face às reais necessidades.

Em 2001, 75% dos activos portugueses, apresentavam qualificações inferiores ao secundário. À época, na Europa, esse valor era de 25%.
Nota-se assim uma diferença brutal, que estará a ser atenuada, como se espera que o próximo recenseamento geral da população assim o mostre.

Relativamente ao SNQ, que todos os países da União Europeia devem obrigatoriamente adoptar, Portugal encontra-se entre os países mais avançados, dadas as experiências inovadoras que vinham a ser implementadas desde 1999.

Para um melhor entendimento do SNQ, a oradora lembrou os seus operadores:
-Centros Novas Oportunidades
-Centros de Formação Profissional
-Escolas públicas e privadas
-Entidades formadoras acreditada

Bem como as suas modalidades:
- RVCC, EFAs,CEFs, Formações Modulares Certificadas, Formação para empresários, Português para todos, vias de conclusão do secundário, entre outros.

Destacou o Centro Novas Oportunidades enquanto "porta de entrada" para a qualificação e sublinhou o trabalho que é feito nestes centros a nível do aconselhamento e orientação de adultos, considerando que a este nível se tem dado particulares avanços.

A nível dos resultados referiu os seguintes:

- Padrão estrutural mutável
-Forte valorização social da educação
-Politicas públicas de educação e formação inovadoras e de vanguarda no contexto internacional
-Ofertas de modalidades diversificadas e ajustadas a diferentes públicos.

A vice -presidente da Agência Nacional para a Qualificação sublinhou ainda que tem os processos de reconhecimento de adquiridos são por vezes criticados, mas lembrou o desconhecimento que existe em torno destes processos. Se em Portugal, iniciaram em 1990, nos Estados Unidos da América, já se fazem desde o pós-guerra.

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