terça-feira, 3 de maio de 2011

Júri de Certificação de Competências


Nos passados dias 28 e 29 de Abril, do corrente ano, tiveram lugar mais dois momentos de especial importância para os seus principais intervenientes expressos em Júris de Validação e Certificação de Competências. Este foi o culminar de um período de trabalho e valorização face às próprias vivências dos adultos e o concretizar de expectativas orientadas para a elevação de níveis de educação mais altos com a tão almejada certificação de nível básico ou secundário.

Em ambos os momentos de Júris de Validação e Certificação de Competências os adultos puderam fazer jus à filosofia do processo de Reconhecimento e Validação de Competências evidenciando as suas competências e saberes adquiridos ao longo das suas enriquecedoras experiências de vida. Estas evidências foram explanadas de várias formas, no nível secundário e básico, a partir de temáticas de vida inerentes às próprias experiências dos adultos com suporte a programas de apresentação e à própria explanação dos adultos.

Dentro dessa apresentação salienta-se no nível básico a própria execução das competências evidenciadas pelos adultos, como foi o caso da temática "Agricultura biológica" e "A alimentação e a cozinha". Nesta apresentação os adultos puderam exemplificar in loco as suas habilidades na produção agrícola e na confeção de alimentos, como se pode verificar pela imagens.




  









De salientar o trabalho da equipa e a imprescindível colaboração da Dr.ª Fernanda Paula Pinheiro, nossa colaboradora enquanto avaliadora externa, cujo contributo tem sido inexcedível na preparação destes momentos de certificação de competências, para que estes espelhem e valorizem as vivências dos adultos emanadas a partir das suas escolas de vida e para que se honre a qualidade das práticas educativas/formativas defendidas e veiculadas por este centro novas oportunidades  


Parabéns sentidos aos adultos pelo importante passo que deram nestes dias e que este seja impulsionador de continuados investimentos nos seus respetivos percursos académico, formativo, pessoal e profissional.


A equipa do CNO



Sem comentários: